Blog

Representatividade Oculta

Carol_Moreira | 30 de Janeiro de 2020 às 14:27

Você já parou para pensar em quais foram as pessoas que te influenciaram para você ser quem você é hoje? E que os caminhos que você percorreu foi por ter alguém com quem você se identificou a ponto de achar que esse também poderia ser o seu caminho?

As escolha que fazemos são fortemente influenciadas por PESSOAS que nos inspiram a pensar onde queremos e podemos chegar. São essas pessoas, que são os modelos de "sucesso" que servem de motivação para cada uma de nós construir os nossos caminhos.

Indiferente de qual área da vida estejamos falando, sempre teremos (mesmo que indiretamente) alguém para nos motivar a seguir por caminhos que antes eram desconhecidos. É como se essa pessoa te autorizasse a sonhar com uma coisa que antes você não acreditava ser possível.

Essa ideia de ter alguém representando algo para uma outra pessoa é o que conhecemos como REPRESENTATIVIDADE.

Quando pensando em representatividade feminina na tecnologia poucos nomes nos vem à cabeça. Esses nomes ainda ficam mais difíceis de serem lembrados quando começamos a pensar em cargos mais altos.

Mas porque isso ocorre? Ocorre, principalmente, porque não podemos querer ser aquilo com que a gente não se identifica, uma posição ou área que a gente acaba não achando que é pra gente.

Esse é quase que um problema de recursão. Porque a falta de modelos femininos na tecnologia é um fator que distancia as meninas desse setor. A falta de inspiração no momento da escolha da carreira é influenciada negativamente por existirem poucas mulheres atuando nessa área. Tão logo teremos poucas mulheres na tecnologia, e menos ainda referência de quem são elas.

Pois bem, a falta de interesse é diretamente proporcional a baixa representatividade da área, visto que, nos faltam rostos que inspiram a sonhar em ser da área tech.

Ai eu te questiono, como podemos ser algo que não nos identificamos? Como vamos ser pioneiras em áreas nunca antes desbravadas?

E eu respondo, existem inúmeras mulheres incríveis que estão nas mais diferentes atuações dentro da área tech. Cada uma fazendo a diferença e derrubando as barreiras e limitações socialmente impostas para as mulheres.

Essas lindas mulheres, com suas distintas habilidades, dão luzes aos rostos que antes eram desconhecidos. São elas que podem despertar o interesse de nossas meninas no momento da escolha pela carreira profissional, que lutam e exploram novos caminhos, destroem o estereótipo da área e estimulam as discussões de que as profissões devem ser feitas com a neutralidade de gênero, nada de área feminina ou masculina. Talkey?

Para mostrar que a tecnologia também é para as mulheres, temos vários exemplos na páginas ELAS. Agora as suas referências na sua área possuem nome e sobrenome!

Voltar